Transplantes de Fígado no Pará será agora mais Fácil


A prestação do serviço de transplantes de órgãos deu mais um importante passo no Pará. Durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta quarta-feira (24), no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa), foi aprovado por unanimidade, o credenciamento do serviço de transplante de fígado do Hospital Porto Dias, apresentado pela coordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a médica Ana Beltrão. Os primeiros transplantes de fígado no Pará devem ser feitos a partir do início do ano de 2013.

 O hospital teve o procedimento autorizado por meio da Portaria N° 1.067 publicada pelo Ministério da Saúde, em 28 de setembro deste ano. Com a vistoria do Sistema Nacional de Transplantes e a aprovação do Ministério, o estabelecimento agora também receberá a visita das instâncias locais. O paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) terá toda a estrutura ambulatorial e cirúrgica, além do acompanhamento antes, durante e depois do transplante. 

 Ana Beltrão informou que a parceria público e privado é inovadora, destacando que a equipe médica envolvida é altamente qualificada para fazer o procedimento. A coordenadora salientou a importância do novo serviço para o Estado, que reduzirá os gastos com Tratamento Fora de Domicílio (TFD), além de dar ao paciente a oportunidade de fazer a cirurgia perto de suas famílias sem precisar se deslocar para outras capitais.

 Sobre os pacientes a espera de transplante de fígado no Pará, a coordenadora disse que haverá um período de transição para adaptar gradativamente o serviço em âmbito local. “Já estamos fazendo um estudo para saber como será essa fase de transição. Também vamos conversar com a parte técnica dos transplantes para que em tempo mínimo, possamos fazer a nosso fila de espera. O importante é que todos os pacientes do Pará serão beneficiados”, ressaltou.

 No Pará, a estimativa é que existam aproximadamente 150 pacientes aguardando transplante do fígado. Atualmente, o Estado faz apenas os transplantes de córnea e rim e a captação de fígado. Em 2011, o Pará fechou com 54 transplantes de rim e 160 de córneas, além de 15 captações de fígado. Neste ano, até setembro o Estado realizou 256 transplantes, sendo 213 de córnea e 43 de rim, além de 14 captações de fígado.

 De acordo com Ana Beltrão, a captação de órgãos é de suma importância, por isso é fundamental que a população se conscientize sobre o ato de doar para o sucesso dos transplantes. Em 2011, o Pará conseguiu 3,4 doações de múltiplos órgãos por milhão de habitantes, um número considerado baixo em relação à média nacional que é de 10 por milhão de habitantes. “Na região Norte há uma quantidade de doação muito pequena comparado com o resto do País. É importante esclarecer a população sobre a doação de órgãos. A expectativa é que em um ano consigamos dobrar esse número para chegarmos à media nacional”, afirmou.  

Texto:
Edna Sidou - Sespa
Fone: (91) 4006-4822 - 4006-4823 / 
Email: ednasidou@yahoo.com.br 

Secretaria de Estado de Saúde Pública
Av. Conselheiro Furtado, 1597
Fone: (91) 4006-4871 / 4805 / 4849
Site: www.sespa.pa.gov.br Email: gabinete.sec@sespa.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário