Dê Detox para seu Fígado

Exagerou na ceia? Você não está sozinha! No Natal e réveillon, o pecado da gula é esperado e até perdoado. Mas a sensação de peso extra no estômago e o sintoma de inchaço são inevitáveis. Por isso prepare-se para, no dia seguinte, colocar em prática estratégias que livram seu organismo dos excessos e afastam o risco de quilinhos extras!

Exagerou na ceia? Você não está sozinha! No Natal e réveillon, o pecado da gula é esperado e até perdoado. Mas a sensação de peso extra no estômago e o sintoma de inchaço são inevitáveis. Por isso prepare-se para, no dia seguinte, colocar em prática estratégias que livram seu organismo dos excessos e afastam o risco de quilinhos extras!

Exagerou na ceia? Você não está sozinha! No Natal e réveillon, o pecado da gula é esperado e até perdoado. Mas a sensação de peso extra no estômago e o sintoma de inchaço são inevitáveis. Por isso prepare-se para, no dia seguinte, colocar em prática estratégias que livram seu organismo dos excessos e afastam o risco de quilinhos extras!

Chás contra o inchaço

Os chás são ótimos para aliviar a retenção de líquido e, consequentemente, o inchaço que deixa até as mulheres magras com a barriga saliente. Aposte nos que têm efeito diurético, como os chás verde, de cidreira, erva-doce, capim-limão, maçã com canela, camomila, hibisco, cavalinha, dente-de-leão e cabelo de milho. Sugestão: prepare uma boa quantidade da bebida e deixe na geladeira. Assim, você toma o chá geladinho, como se fosse refresco.

Mais água no dia seguinte

Prepare-se para beber água o dia todo – no mínimo 2 litros. É uma medida importante especialmente para quem abusou do álcool, que deixa as células desidratadas e a péssima sensação de ressaca. Traduzindo: boca seca, enjoo e dor de cabeça. Você brindou com refrigerante? Mesmo assim deixe uma garrafinha d’água por perto. Outra receita detox é tomar, ainda em jejum, um copo de água morna com o suco de um limão e raspas de gengibre. “São ingredientes capazes de aumentar a produção de enzimas que facilitam o trabalho do fígado no processo e eliminação das toxinas”, diz Patrícia Davidson Haiat, nutricionista do Rio de Janeiro. O limão ainda combate a fermentação no estômago e no  intestino, evitando o acúmulo de gases. E por que água morna? Ingerida na temperatura próxima a do corpo, poupa esforço ao organismo, que, após uma orgia alimentar, merece um descanso.

Dieta levinha, levinha

Doce, comidas gordurosas e álcool sempre estimulam a produção de toxinas. Imagine, então, quando consumidos em excesso. São capazes de alterar o pH do organismo, deixando-o muito ácido e, consequentemente, mais propenso a acumular gordurinhas. Portanto, no dia seguinte à ceia, invista nos alimentos com ação alcalinizante – ou seja, que deixam o pH do sangue e de outros líquidos corporais menos ácidos. Isso favorece o funcionamento do metabolismo, facilitando a perda e a manutenção do peso. Os principais representantes são: aveia, alface, agrião, brócolis, couve, rúcula, rabanete, pepino, lentilha e melão. Apesar do sabor azedo, que dá ideia de acidez, as frutas cítricas como limão e laranja também têm ação alcalina. Use esses alimentos no preparo de sucos e sopas, que, por ser facilmente digeridos, exigem pouco esforço do organismo. Além disso, evite carnes (inclusive frango e peixe), massa, pão e produtos industrializados. E, claro, passe longe da cerveja, da caipirinha... Faça isso por um dia ou dois. Mas, no terceiro, volte a consumir alimentos sólidos, porém saudáveis (carnes magras, ovos, verduras, legumes, frutas frescas). Caso aguente mais tempo sem carboidratos, especialmente os refinados (feitos com farinha branca e pobres em fibras), você pode seguir a orientação do médico nutrólogo Alberto Serfaty, do Rio de Janeiro. Para ele, o ideal é voltar a incluir esses alimentos no cardápio só mais tarde: quatro ou cinco dias depois da festa.
Sucos três em um

Sugeridos pela nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo, estes sucos facilitam a eliminação das toxinas e dos líquidos em excesso. Como têm ingredientes antioxidantes, eles também favorecem a renovação das células e da pele. É só bater tudo no liquidificador.

Maçã, couve e aipo

1 maçã com casca + 1 folha de couve sem o talo + 1 talo de aipo (salsão) + 3/4 de copo (150 ml) de água. Coe e acrescente gelo a gosto. Rende 1 copo (300 ml) de 80 calorias

Pepino, abacaxi e hortelã

1 pepino com casca + 1 rodela grossa de abacaxi + 5 folhas de hortelã + 1/2 copo (100 ml) de água. Acrescente gelo a gosto. Rende 1 copo (300 ml) de 125 calorias

Limão, maçã, uva e damasco

Suco de 3 limões + 1 maçã com casca + 2 damascos secos + 10 uvas vermelhas + 1/2 copo (100 ml) de água. Coe e acrescente gelo a gosto. Rende 1 copo (300 ml) de 137 calorias

Maçã, limão e laranja

1 maçã com casca + suco de 1 limão + suco de 1 laranja + 1/4 de copo (50 ml) de água (se necessário). Acrescente gelo a gosto. Rende 1 copo (300 ml) de 195 calorias

Beterraba, cenoura e maçã

1 beterraba sem casca + 1 cenoura com casca + 1 maçã com casca + 1/2 copo (100 ml) de água. Coe e coloque gelo a gosto. Rende 1 copo (300 ml) de 95 calorias

Menu pós-festa

O cardápio de um dia elaborado pela médica nutróloga Luciana Carneiro, do Rio de Janeiro, é perfeito para você desintoxicar e desinchar. Mas, se quiser secar 1 quilo, repita-o por dois dias.

Café da manhã
1 copo (200 ml) de água morna com o suco de 1 limão e raspas de gengibre 30 minutos depois: 1 copo (300 ml) de suco de melão ou suco Três em Um

Almoço
1 prato (fundo) de sopa desintoxicante (veja receita)

Lanche da tarde 1
1 copo (300 m) de água de coco ou suco Três em Um

Lanche da tarde 2
1 copo (300 ml) de suco de laranja, cenoura e beterraba ou suco Três em Um

Jantar
1 prato (fundo) de sopa desintoxicante

Ceia
1 copo (300 ml) de vitamina cremosa de frutas (sugestão: laranja com banana e mamão)

Turbine o detox

Coquetel hidratante

Se você ainda estiver em clima de festa e quiser transformar seu suco em um coquetel hidratante, também pode. Siga estas receitas:

Limão com água de coco
No liquidificador, bata 1 copo (200 ml) de água de coco + 3 col. (sopa) de creme de leite light + 1/2 copo (100 ml) de água com gás + suco de 1 limão + folhas de hortelã + adoçante a gosto. Sirva com gelo picado.

Rende: 2 copos de 150 calorias cada um

Limão com maracujá
No liquidificador, bata 2 folhas de couve sem o talo + 2 copos (400 ml) de água + polpa de 1 maracujá + suco de 1 limão + adoçante a gosto. Coe e sirva com gelo picado.

Rende: 4 copos de 30 calorias cada um

Sopa desintoxicante

Esta sopa pode ser preparada com antecedência e congelada. Sugestão: dobre a receita e congele em porções individuais. Assim, se resolver seguir o menu por dois dias, você tem reserva no freezer.

Ingredientes
• 1 fio de azeite
• 1 cebola pequena, picada
• 1 dente de alho picado
• 4 col. (sobremesa) de alho-poró (só a parte branca)
• 2 tomates sem pele e sem semente, picados
• 2 cenouras picadas
• 1 talo de salsão (aipo) picado
• 1/2 maço de couve-flor
• 4 copos (200 ml) de água
• 1 col. (chá) de sal
• 2 col. (sopa) de salsinha picada
• 2 col. (sopa) de cebolinha picada

Modo de fazer
Em uma panela funda, aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho e o alho-poró. Acrescente o tomate, a cenoura e o salsão e refogue por mais alguns minutos. Junte a couveflor, a água e o sal e deixe cozinhar até que os ingredientes fiquem macios. Espere amornar e bata no liquidificador. Aqueça rapidamente e sirva a sopa polvilhada com a salsa e a cebolinha.

Rende: 2 porções
Calorias por porção: 75

Só líquido não dá?

Para quem não consegue passar nem um dia sem alimentos sólidos, o médico nutrólogo Alberto Serfaty aconselha incluir, no cardápio pós-festa, queijo magro no café da manhã e na ceia e, no almoço ou jantar, uma salada completa.

Salada completa
• 1 prato (raso) de folhas verdes (alface, rúcula, agrião)
• 1 talo de erva-doce fresca em tiras
• 1 tomate em rodelas (ou 5 tomates-cereja)
• 1/2 cenoura ralada
• 1 filé pequeno (80 g) de peixe ou frango grelhado, cortado em tiras ou lascas
• Salsa picada a gosto

Modo de fazer
Arrume os ingredientes no prato e tempere com 1 fio de azeite, limão e pouco sal.

Rende: 1 porção
Calorias: 120

Exercício e massagem

Outras medidas que você pode colocar em prática para facilitar a recuperação do seu organismo.

Exercício. Favorece o processo de desintoxicação. Mas, enquanto estiver seguindo o cardápio pós-festa, não faça nada muito intenso.

Sauna. Parte das toxinas é eliminada pelo suor.

Drenagem linfática. Ajuda a combater o excesso de líquidos.

Escovar o corpo. Movimentos ascendentes (dos tornozelos em direção à virilha e das mãos para as axilas), feitos com uma escova de cerdas macias, ativam a circulação, reduzindo o acúmulo de líquidos.

Boa Forma


Livre das toxinas e dos quilinhos extras

Depois de conquistar celebridades como Jennifer Aniston e Beyonce, a dieta detox virou moda nos Estados Unidos. Mas alguns programas são radicais: só permitem ingerir água ou sucos por vários dias. Até emagrecem, mas roubam energia e enfraquecem a saúde. A boa notícia: a dieta detox pode ser baseada em alimentos funcionais - aqueles que, além de nutrir, deixam você mais resistente a doenças e ao envelhecimento. Eles também são capazes de potencializar o fígado numa de suas principais funções: eliminar as toxinas. A partir disso, você fica menos resistente à perda de peso. E ganha outro pique!

Alguns nutricionistas afirmam que o organismo é suficientemente inteligente para se livrar sozinho das impurezas. Outros não discordam, mas defendem que o detox é importante para facilitar o processo de purificação. Principalmente se você costuma consumir fritura, alimentos com gordura trans, superindustrializados ou cultivados com agrotóxicos, fumar e se expor muito ao sol e à poluição. "Esses agentes externos contribuem para o aumento de componentes tóxicos no organismo, que, sobrecarregado, pode não dar conta de todos eles", diz Isabel Jereissati, nutricionista do Spa Casas Brancas, em Búzios. Resultado: células inflamadas. O que vem a seguir? Tudo o que você não quer: resistência baixa, cansaço, pele opaca e peso extra.

As fibras trabalham duro na faxina. Por isso, o cardápio detox é farto em hortaliças, castanhas e sementes. As frutas também são bem-vindas. Mas o limão é o queridinho da dieta. "Apesar do sabor ácido, essa fruta tem ação alcalinizante, o que melhora o funcionamento do organismo como um todo. Além disso, é rico em terpeno - substância que ajuda o fígado a eliminar as toxinas", diz Isabel. Ficam de fora: carne vermelha, açúcar, leite de vaca e derivados e aditivos químicos. Durante o programa, procure ainda evitar pães e biscoitos refinados. Aliás, esses itens podem sair de vez da sua alimentação. Mas se você não consegue viver sem eles, a nutricionista aconselha repetir o detox a cada 30 dias: pode ser por sete dias ou apenas um fim de semana. O importante é fazer esse tipo de limpeza com regularidade. Seu corpo agradece... com quilinhos a menos!

Boa Forma

Assista os Vídeos Abaixo:


Um comentário:

  1. Nossa essa apresentadora do primeiro vídeo é muitooo barriga de creche, kkkkkkkkkkkk..morta de fome kkkkk...

    ResponderExcluir